TINTAS PARA PISCINAS
Se tem uma piscina de construção em sua casa e precisa de manutenção no copo da mesma, pode pintá-la para que fique como se fosse completamente nova.
Sabia que existem tintas especificamente indicadas para a pintura de piscinas?
As tintas para piscinas são sempre indicadas se a piscina for de cimento ou betão. É normal que este tipo de piscina, por estar ao ar livre, tenha algum tipo de desgaste. Isso também acontece por estar sempre em contacto com a água e com os produtos químicos usados para a manter limpa.
Existem também tintas para piscinas de fibra de vidro que são fabricadas especificamente para a sua estrutura. Mas vamos centrar-nos naquelas que são para cimento ou betão, que geralmente são as mais comuns.
Tipos de tintas para piscinas
Vamos falar brevemente sobre as principais características destas tintas para piscinas.
Geralmente são concebidas para serem resistentes a produtos químicos, uma vez que estão constantemente expostas, como acontece também com a água. Por outro lado, são tintas impermeabilizantes para ajudar o copo da piscina a não apresentar fissuras no caso de fuga de água.
O tipo de tintas para piscinas de cimento ou betão que existem atualmente no mercado são principalmente dois: a denominada tinta aquosa ou acrílica e a denominada tinta solvente, também conhecida como tinta de borracha clorada. Existem também tinta epóxi para piscinas, embora não sejam as mais populares.
Como certamente tem dúvidas sobre qual o tipo de pintura para piscinas que é mais adequada às suas necessidades, vamos agora ver cada uma delas com mais detalhes.
Tinta para piscinas de água ou acrílicas
As tintas para piscinas à base de água são compostas por resinas acrílicas por um meio aquoso, por isso são especialmente recomendadas para a proteção de piscinas de cimento e betão.
São tintas com ótima aderência e cobrem perfeitamente toda a superfície que vai pintar.
Esta tinta normalmente não tem cheiro, pois não contém solvente na sua composição. É também uma tinta à prova de água e respirável. Esta última característica é muito importante, pois evita bolhas ou lascas na tinta.
Quanto à secagem deste tipo de tintas, uma vez que a piscina está pintada o inconveniente é que demora cerca de uma semana, sendo o tempo que se deve esperar antes de encher a piscina de água e poder utilizá-la.
Pintura para piscinas com dissolvente
Como mencionamos antes, também é conhecida como tinta de borracha clorada. A sua composição é uma tinta de borracha à base de dissolvente (borracha clorada), neste caso este material é altamente resistente à água, também a produtos químicos e é impermeável.
Pelas características que comentamos agora, é uma tinta que pode ser utilizada em materiais como betão, argamassa, cimento ou piscinas, bem como também pode ser utilizada tanto em interiores como em exteriores. Por exemplo, nos telhados das casas, este tipo de tinta é geralmente usado para impermeabilizá-los.
Outra característica deste tipo de tinta para piscina é que ela seca com razoavelmente rápido. Pode demorar entre 30 e 60 minutos.
Tinta para piscinas epóxi
As tintas epóxi para piscinas são à base de dissolvente e também são adequadas para uso em piscinas de betão e fibra de vidro.
Estas tintas têm uma variedade de cores talvez um pouco maior que as anteriores e são bastante adequadas para preencher fissuras ou imperfeições que a superfície da piscina possa apresentar.
É muito importante ter presente que este tipo de tinta só pode ser utilizado quando a piscina não tenha sido pintada previamente ou se a piscina já tiver sido pintada com esta tinta.
Além disso, este tipo de tinta não é das preferidas na hora de escolher a tinta mais adequada para pintar a piscina visto que o seu tempo de aplicação é muito longo, demora cerca de uma semana a aplicar, e também porque é uma das opções mais caras.
Que tipo de pintura escolher para piscinas
É muito importante que tenha em mente que as tintas à base de dissolvente e as tintas à base de água são incompatíveis. Isto significa que se a sua piscina foi previamente pintada deve saber de que tipo é antes de escolher uma ou outra.
Vamos ver as quatro possibilidades que podem ser dadas e que tipo de tinta escolher para a piscina em cada caso:
Não conhece que tipo de pintura tem a piscina: Caso não saiba que tipo de tinta a piscina tinha anteriormente, não se preocupe, o melhor que pode fazer é escolher tinta à base de água. Como já mencionamos, este tipo de tinta não contém nenhum tipo de dissolvente na sua composição, portanto, ao escolher esta, evitará que a superfície da piscina seja danificada.
Piscina pintada com pintura à base de água: No caso de que a sua piscina tenha sido pintada com tinta à base de água, só deve utilizar este mesmo tipo de tinta para a repintar.
Piscina pintada com pintura dissolvente: Se a sua piscina foi previamente pintada com tinta de borracha de cloro, neste caso pode usar os dois tipos de tinta sem problemas, ou seja, pode usar tinta à base de água ou tinta à base de dissolvente.
Piscina de construção nova: No caso de que a sua piscina seja nova e se pretenda pintá-la pela primeira vez, a melhor opção é a tinta à base de dissolvente, pois é uma tinta com grande capacidade de resistência.
Como pintar uma piscina
Depois de ter escolhido o tipo de tinta mais adequado para a sua piscina, deve-se preparar corretamente a superfície da mesma para que o resultado seja o esperado. As instruções de cada um dos fabricantes mostram como devem realizar o processo anterior antes de aplicar a tinta.
No mercado atual é possível encontrar diferentes tipos de cores de tintas para piscina, embora se encontrem basicamente entre a gama dos azuis, cinzas, brancos e azul claro.
Aqui também vamos distinguir se a piscina foi construída recentemente ou se foi previamente pintada. Embora seja sempre aconselhável colocar-se nas mãos de pessoal especializado para realizar este processo, iremos dar-lhe algumas pequenas orientações sobre como proceder à pintura da superfície da piscina.
Se a piscina for nova, antes de a pintar deve-se encher a piscina por cerca de dois meses para que o salitre que possa conter possa ser removido.
Passado esse tempo, deve-se esvaziar e limpar com uma solução composta por três partes de água e uma de aguarrás e para remover os vestígios de sal ou cal. De seguida, é enxagua-se bem e deixa-se secar dois ou três dias antes de a pintar.
Se a piscina já estava previamente pintada, esvazia-se também e procedemos a uma boa limpeza.
Além disso, é necessário verificar se não possui pequenos defeitos como buracos e rachadelas, pois antes de continuar com o processo devem ser reparados. O próximo passo seria lixar a área reparada para torná-la lisa.
Por fim, pode começar a pintar a piscina, seguindo as instruções que constam da embalagem. É muito importante que execute os passos indicados para que o resultado seja adequado.