PISCINAS DE FIBRA DE VIDRO

Um dos tipos de piscinas que são frequentemente escolhidos por muitos clientes pela sua qualidade e preço são as piscinas de fibra de vidro. Neste artigo queremos indicar as características delas para esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter.

Certamente está a perguntar-se o que é fibra de vidro ou como estes tipos de piscinas são fabricados.

A fibra de vidro é um polímero composto por diferentes camadas de filamentos de vidro muito finos e aos quais é adicionada resina de poliéster. Além da fibra de vidro, barras de aço também são utilizadas na fabricação destas piscinas. Esta mistura torna-o muito durável, flexível e também muito fácil de manter.

As piscinas feitas com este tipo de material são modelos que se fazem numa única peça e a partir de um molde, portanto, neste sentido, não há realmente um grande número de possibilidades em termos de tamanho ou forma como outros tipos de piscinas de trabalho mas existem piscinas tanto para espaços pequenos como para espaços maiores.

Também é bastante normal encontrar modelos com alturas diferentes de uma extremidade à outra, para que possam usar a piscina tanto os mais velhos como os mais pequenos sem a necessidade de ter duas. Embora também existam modelos que possuem 2 piscinas numa única estrutura.

Por que escolher piscinas de fibra de vidro

Uma vez esclarecido o ponto anterior, veremos porque é que este tipo de piscina é tão conhecido. Em primeiro lugar pela durabilidade porque a fibra de vidro é um material muito resistente às intempéries e necessita de pouquíssimos cuidados. Além disso, por ser feita numa única peça, é uma piscina estanque, portanto o risco de vazamento de água é mínimo.

A instalação destas piscinas é relativamente rápida, uma vez escolhido o modelo pretendido, a fábrica começa a realizá-lo e, uma vez acabado, é enviado numa única peça para a sua casa. O tempo total desde o início da fabricação até a instalação completa é de aproximadamente uma a duas semanas.

O custo da obra deve ser levado em consideração, pois devem ser enterrados, além da retirada de entulhos, licença se necessário, etc. Isso implica que o custo inicial é maior do que uma piscina instalada à superfície, mas mais barata do que uma piscina de betão.

Mas apesar do custo da obra, o investimento total da mesma não é muito elevado se o compararmos com outros tipos de piscinas enterradas, tendo em conta a sua durabilidade uma vez que são reforçadas, pelo que teremos uma piscina por muitos anos e em perfeitas condições.

Outra vantagem de ter piscinas de fibra de vidro é que o custo de manutenção é mínimo porque não precisa ser pintado de vez em quando ou precisa de algum outro tipo de tarefa que envolve cuidados extras regularmente. Será o suficiente para manter a água limpa com filtro e produtos específicos.

Equipamento das piscinas de fibra de vidro

Em geral, todas as piscinas, de qualquer tipo, possuem um sistema de filtração, que pode ser cartucho ou areia. No caso das piscinas de fibra de vidro é exatamente igual, vai depender das diferentes opções que o fabricante que escolher.

Claro que também possuem uma escada, que na maioria das vezes faz parte da própria estrutura, as suas formas e tamanhos também dependerão do modelo selecionado. Mas além dessas escadas, também pode ter outra de aço inoxidável para ajudar a entrar e a sair da água sem dificuldade.

Em suma, este tipo de piscina de fibra de vidro podem ser personalizadas com complementos e acessórios como escadas de diversos formatos e tamanhos, além de agregar elementos extras como iluminação, hidromassagem, bordas de outros materiais, fontes, etc. Também pode adicionar cloração salina e bombas de calor, mas isso aumenta o custo um pouco mais do que outros elementos.

Deve ter em conta tudo isto porque a escolha de um ou outro tipo de acessório também influencia no custo, então terá que ter uma ideia clara do que deseja ou precisará para ajustar-se ao seu orçamento.

Como instalar piscinas de fibra de vidro

Para instalar estas piscinas em casa precisa de profissionais. Na grande maioria dos casos, os próprios fabricantes dispõem de pessoal especializado para a sua montagem. Como já dissemos, a piscina chega numa só peça, além dos restantes acessórios.

Vamos resumir quais são as etapas para instalar uma piscina de fibra de vidro em casa.

A primeira coisa a fazer é marcar o espaço onde será montada.

Posteriormente, deve realizar-se uma escavação e preparação do chão, ou seja, limpar a superfície das pedras e deixá-la plana. Uma camada de areia peneirada é adicionada para reforçar esta etapa.

De seguida, geralmente é feita uma base de betão para que tudo fique bem assente e posteriormente a piscina, o resto dos componentes e acessórios. 

Por último, vamos colocado a terra ao seu redor para compactar a terra e torná-la perfeitamente integrada.

Manutenção de piscinas de fibra de vidro

Como já referimos anteriormente, a manutenção em relação à estrutura da piscina é praticamente inexistente, pelo que o foco será na manutenção da água, que é igual ao resto das piscinas.

A primeira coisa sempre é verificar o estado do equipamento da piscina.

Para manter a água, pode utilizar-se produtos químicos específicos ​​para este tipo de piscina. Deve verificar atentamente o rótulo do produto que vai comprar e que diz que é para piscinas de fibra de vidro. Além disso, nessa mesma etiqueta, estará bem especificado como utilizá-lo de acordo com o volume de água e o formato escolhido.

Para limpar o fundo da piscina, é utilizado o que se conhece como limpa fundos ou aspirador. Existem diferentes tipos de aspiradores que podem ser manuais ou automáticos. Da mesma forma, existem também os chamados robots de limpeza, que são totalmente independentes e deixam a piscina impecável em poucas horas.

Outro ponto importante é verificar o pH e os níveis de cloro da água, pois devem estar entre níveis médios para não haver problemas de irritação dos olhos, pele ou mucosas. Existem kits básicos muito simples no mercado para medições de cloro e pH. Deve ser feito uma vez por semana. Se os níveis indicados nos kits não estiverem corretos, adicione produto para aumentar ou diminuir o nível até que seja regularizado.

É aconselhável usar uma cobertura quando a piscina não estiver em uso. Primeiro para que a água fique limpa por mais tempo, segundo pela segurança para evitar quedas e terceiro pela economia de produto químico.

Como pôde ver, a manutenção deste tipo de piscina é praticamente igual a outras como as piscinas desmontáveis de aço ou de construção.