PISCINAS DE CONSTRUÇÃO

Se pretende colocar uma piscina no seu jardim, certamente irá considerar várias opções. Uma delas pode ser colocar uma piscina de superfície em que não necessite de nenhum tipo de escavação ou obra, por isso é muito rápido e fácil de montar.

Mas gostaríamos de falar consigo sobre as piscinas de construção, já que são uma das opções mais comuns e escolhidas pelos compradores. Isto porque se trata de piscinas com uma durabilidade muito superior a serem feitas com materiais muito resistentes como o betão. É por isso que estas piscinas também são conhecidas como piscinas de betão.

Como já indicamos, é necessário realizar uma série de obras, pelo que o orçamento para a sua realização é um pouco superior ao de outros tipos de modelos como piscinas de aço desmontáveis ou piscinas insufláveis. Além disso, as autorizações e licenças correspondentes também são necessárias.

Vantagens de instalar piscinas de construção

Uma das principais vantagens que as piscinas de construção têm em casa é que podem ter a forma e as dimensões que deseja, pois se adaptam totalmente às suas necessidades.

Além disso, também pode personalizá-la adicionando acessórios ao seu gosto, como criar uma área infantil com uma piscina menor ao lado da que será a maior.

Embora uma das coisas que as pessoas tendem a mais gostar é de ter a piscina em declive, começando com uma área rasa de 1 metro de altura e chegando a um declive que pode variar entre 1,70 e 2 metros. Deve ter em conta que quanto mais profundo, maior será o custo da água, dos produtos químicos e da eletricidade.

No caso das escadas interiores, pode também torná-las do tamanho e altura que desejar e colocá-las na zona que mais gostar da piscina, sendo o mais aconselhável colocá-las na parte rasa da mesma para que todos possam entrar e sair sem dificuldade.

Quando decide colocar uma piscina de construção em sua casa, a empresa que fará a obra, a primeira coisa que fazem é um projeto que reflita a forma, o tamanho, o resto das características que a piscina terá, o detalhes dos materiais utilizados, bem como dos diferentes acabamentos e acessórios.

O nosso conselho é que analise o projeto muito bem antes de aprová-lo para que tudo fique como deseja. Verifique também o orçamento envolvido na construção do mesmo. Faça as alterações que considera com a aprovação do técnico que as fez e, uma vez feito esse processo, a instalação começará.

Como se constroem as piscinas de construção 

Antes de iniciar a obra, deve ter as licenças necessárias. Normalmente, essa etapa é realizada pela própria empresa que realiza a construção.

Estas piscinas são fabricadas como se fosse uma casa, ou seja, primeiro é feita uma escavação e depois é feita uma base de betão armado. De seguida, são colocados blocos para dar a forma que a piscina vai ter e para assentar bem a estrutura. Esses blocos também são totalmente reforçados com braguinhas e preenchidos com betão.

Terminado este processo, é altura de começar pelos diferentes acabamentos das piscinas de construção. Dependendo do tipo de acabamento que se deseja ter na piscina, será utilizado um ou outro tipo de impermeabilização.

Isso é muito importante ter em conta porque não é o mesmo se o copo da piscina for forro, fibra de vidro, imitação pastilha ou azulejo. O resultado deve ser um copo totalmente estanque, capaz de suportar a pressão da água.

Equipamento e acessórios das piscinas de construção

Atualmente pode encontrar no mercado um vasto catálogo de equipamentos e acessórios adequados para construção de piscinas. O mais básico para equipar uma piscina é o sistema de filtração e as escadas.

O sistema de filtração geralmente consiste em mangueiras, um skimmer e um filtro. Quanto a este último, recomenda-se também que o filtro seja de areia ao invés de cartucho, embora dependa da potência e do tamanho da piscina.

Por se tratar de uma piscina de construção que fica enterrada, o filtro também deve ser enterrado. Para isso, deverá ser preparada um habitáculo específico e totalmente estanque. Da mesma forma, as mangueiras também devem ser enterradas.

Se falamos de escadas exteriores, existem muitos modelos em aço inoxidável no mercado que são perfeitos para o contacto com a água. Estas escadas são aparafusadas na parte do corrimão na pedra de coroamento, embora também possam ser aparafusadas à parede feita se não tiver pedra e houver outro tipo de terminação na piscina.

Além desse equipamento básico também pode colocar outros acessórios como iluminação, fontes, chuveiros ou escorregas. Nesse sentido, o mercado oferece uma grande variedade de equipamentos e acessórios, cabendo a si decidir quais deseja colocar nas piscinas de construção.

Como realizar a manutenção adequada em piscinas de construção

Depois de instalada a piscina e com água, é o momento de fazer uma manutenção perfeita para usufruí-la por longos períodos de tempo.

Para tratar a água, são necessários produtos químicos com ações diversas como anti algas, estabilizante, floculante e cloro, entre outros. Se o que quer é ter cloro de forma natural, deve usar um aparelho chamado clorador salino, mas também tem que usar alguns dos outros componentes, como anti algas, por exemplo.

Dependendo do tipo de copo que escolheu para a sua piscina, deverá adquirir um produto químico válido para aquele material e seguir as instruções especificadas no produto pelo fabricante.

As medições dos valores de pH e cloro devem ser feitas semanalmente para verificar se estão dentro dos níveis. Caso não estejam dentro das medidas indicadas, é necessário regulá-los. Para fazer isso, irá precisar de um produto específico para cada uma das coisas.

Recomenda-se também ter uma cobertura do tamanho e formato da piscina para poder colocá-la quando não estiver a ser usada ou quando não estivermos a tomar banho por um longo tempo. Desta forma, teremos a superfície da piscina limpa de possíveis folhas ou insetos.

Para ajudar a limpar completamente a água da piscina, deve usar um aspirador de piscina a cada poucos dias, que irá remover gradualmente as partículas que permanecem no fundo da piscina. A passagem do aspirador a cada mais ou menos dias dependerá do uso da piscina.

Pode escolher entre os diferentes aspiradores de fundo existentes no mercado, uma vez que existe uma vasta gama de opções. Existem manuais que podem ou não ser conectados ao skimmer ou à entrada de sucção. Existem também os chamados aspiradores automáticos de piscinas, movidos a bateria ou mesmo aqueles que são totalmente independentes chamados de robots.

Por último, deve verificar periodicamente o estado dos equipamentos e acessórios que integram a piscina. O filtro é um dos mais importantes, pois o seu correto funcionamento determinará o grau de limpeza da água.