PISCINAS DE COMPOSITE
Quando pretende colocar no seu jardim uma piscina duradoura e elegante que também não requeira grandes esforços na sua manutenção, tem de ver as diferentes opções do mercado para poder avaliar qual é a que melhor se adapta às suas necessidades e às da sua família. Hoje queremos falar sobre um dos modelos de piscina que revolucionou o mercado nos últimos anos: Piscinas de Composite.
São piscinas que quase não necessitam de manutenção na sua estrutura graças à sua composição, uma mistura de madeira, resina e outros elementos que a tornam praticamente indestrutível. São também muito elegantes pelo que ficarão perfeitos em qualquer espaço que pretenda colocar graças ao seu aspeto de madeira.
Graças a ter uma piscina com estas características na sua casa poderá ter um espaço ideal no seu jardim pois as piscinas de Composite proporcionam aquele toque de sofisticação que procura sem ter que procurar outros tipos de piscinas visto que são super equipadas e completas.
Tipos de piscinas de Composite
Atualmente, o fabricante número um neste tipo de piscina é a Gre, que possui sua própria gama de Piscinas Gre de Composite. Se consultar o catálogo, poderá verificar que possui modelos para pequenos espaços com formato retangular de 326x186x96 cm ou em quadrado com 326x326x96 cm, mas também grandes formatos ovais com mais de oito metros de comprimento.
Em cada modelo encontrará as mesmas qualidades e um preço incomparável. Primeiro, porque são piscinas fabricadas para durar muitos anos sem manutenção, porque sua composição resiste à humidade e ao ataque de insetos. Por outro lado, o seu equipamento completo permite que em um único produto tenha tudo o que precisa.
Para finalizar, são piscinas que podem ser montadas na superfície, mas também podem ser semienterradas e totalmente enterradas.
Equipamento das piscinas de Composite
Se olharmos para as piscinas de Composite Gre, vemos que todas possuem uma escada no exterior do mesmo material que a estrutura para continuar com a estética rústica e elegante. Para o interior, esses modelos possuem uma escada em aço inoxidável.
Por outro lado, essas piscinas possuem perfis verticais de alumínio para reforçar ainda mais a estrutura, além de lhe dar um aspeto mais luxuoso. Também na parte superior também possui este tipo de perfis nos ângulos.
Se falamos do copo da piscina, este é feito de PVC de alta qualidade e resistente que se fixa na piscina graças a um perfil que permite removê-lo e colocá-lo facilmente quando precisar ser trocado.
Para a parte inferior da piscina, estes modelos incluem um tapete que será colocado antes da montagem, desta forma fica também protegida a parte inferior.
Para finalizar as piscinas de Composite contam com um sistema de filtração composto por mangueiras, skimmer, válvula de retorno e filtro de areia, com a areia que precisa de a incluir, é claro.
Com todos os equipamentos antes referidos, que se vêm muito completos, estas piscinas tornam-se numa das melhores opções para ter em casa.
Como montar uma piscina de Composite
Agora vamos explicar como se deve instalar uma piscina de composite Gre. Deve saber que, como outros tipos de piscinas, estas sempre irão precisar de um pouco mais de espaço daquilo que medem. Para saber qual o modelo que se encaixa no espaço que tem disponível, confirme sempre o espaço que precisa conforme indicado nas instruções do fabricante, para que não tenha surpresas na hora de a montar.
Uma vez que este ponto esteja claro, vamos concentrar-nos primeiro no tipo de fixação que eles carregam, uma vez que nem todos têm o mesmo sistema.
Para isso, devemos distinguir entre as diferentes formas que possuem. Por outro lado, existem piscinas octogonais que não precisam de uma instalação complexa porque não são aparafusadas ao solo ou não precisam de plataforma de concreto, embora seja aconselhável fazê-lo.
Por outro lado, existem as piscinas quadradas ou retangulares em que a plataforma de betão é obrigatória. As piscinas são aparafusadas à plataforma através de cunhas de metálicas, também conhecidas como Sabot.
As piscinas de composite ovais podem ter dois sistemas de ancoragem. Um deles é conhecido como Ómega, que são vigas que devem ser enterradas. Quanto à plataforma de betão, não é obrigatória, mas o fabricante Gre recomenda que esta seja feita.
O outro sistema de fixação da piscina é o denominado IPE System. Este sistema é composto por vigas metálicas que também são enterradas e, além disso, deve ser feita a plataforma de betão.
Depois de saber qual destes modelos escolher, a montagem da estrutura e dos restantes componentes das piscinas fica um pouco mais fácil, uma vez que a parede é composta por vários painéis. Estes devem ser montados lado a lado seguindo as instruções do fabricante e com a ajuda dos perfis verticais.
Posteriormente, continua-se com o equipamento continua conforme explicado no manual do fabricante.
Manutenção de uma piscina de composite
Como comentámos no início, a estrutura deste tipo de piscina não requer cuidados nem manutenção especiais. Então, o que é necessário para ter isso no primeiro dia é concentrar-se na água.
Para isso, é sempre recomendável ter uma capa a cobrir a superfície da água, seja com a capa isotérmica para o verão, como a capa de inverno quando não for mais ser usada na época mais fria ou por um longo período de tempo. Isso ajuda a manter a água da piscina livre de folhas ou insetos que ficam a flutuar na superfície. De qualquer forma, se algo cair sem a cobertura colocada, basta usar um apanha-folhas e num instante estará impecável novamente.
O tratamento da água da piscina deve ser feito com produtos químicos específicos para isso, independentemente do formato em que sejam adquiridos. Além disso, é imprescindível seguir as instruções da marca do produto químico para utilizá-lo corretamente e não ter nenhum percalço.
Também é necessário ter um analisador de cloro e pH à mão para controlar os níveis dos mesmos. Este processo pode ser feito uma vez por semana e regulá-los, caso não estejam dentro das métricas indicadas no analisador.
Além de todo o anterior, deve colocar o filtro diariamente para que a água fique limpa pelo tempo indicado pelo fabricante. Da mesma forma, que de vez em quando é necessário usar algum tipo de aspirador para que o fundo da piscina também fique limpo.
Em relação a estes últimos, existem diferentes tipos de aspiradores de piscina no mercado que podem ser utilizados: manuais, automáticos, a bateria ou robots. Escolha qual é o mais recomendado para o modelo que vai instalar porque depende da potência do filtro que tem, pode escolher uma opção ou outra, exceto no caso de aspiradores movidos a bateria ou robots que sejam independentes e não precisam ser conectados à entrada do skimmer.