PISCINAS DE CIMENTO
Se já pensou em ter uma piscina em sua casa, é o momento ideal para conhecer as diferentes opções que existem no mercado e poder escolher a que mais lhe agrada. Recomendamos que escolha os modelos mais adequados de acordo com o orçamento que dispõe e o tipo de piscina que pretende ter.
Em relação a estes últimos, deve saber que pode colocar piscinas superficiais enterradas ou semienterradas, também tem que ter em consideração o tipo de material de que são feitas porque o custo será diferente.
Uma das opções preferidas do setor são as chamadas piscinas de cimento, que apresentam vantagens muito interessantes para se ter em casa. Esses tipos de piscinas também são conhecidos como piscinas de obra.
Uma das vantagens que o faz estar nas primeiras posições é que as piscinas de cimento são uma excelente opção se pretende ter uma piscina durante muitos anos, graças ao facto de possuir materiais com elevada resistência às variações de temperatura e intempéries e uso contínuo.
Pode desenhá-los completamente de acordo com seu gosto, tanto no formato, no tamanho e nos acessórios que deseja que tenha.
As piscinas de cimento implicam que, para as instalar, é necessária uma obra, pelo que tanto a escavação como as restantes etapas que são necessárias para a sua montagem aumentam o preço.
Embora também seja verdade que existem piscinas de cimento que já vêm pré-fabricadas, que a sua instalação é um pouco menos complexa e, portanto, mais económica. Além disso, tendo em conta que estas piscinas são habitualmente colocadas enterradas, as piscinas de cimento desmontáveis também permitem a sua instalação à superfície em alguns casos.
Um exemplo claro disso que acabámos de referir são as piscinas Naturalis, que são piscinas de betão com aspeto de madeira no exterior, que vêm desmontadas e são constituídas por diferentes travessas.
Piscinas de cimento Naturalis
Como já vos dissemos, agora existe uma alternativa dentro das piscinas de cimento que pode ser mais barata devido ao formato em que são feitas. Neste caso, vamos nos centrar-nos nos modelos de piscinas Naturalis.
Estas piscinas têm sido uma verdadeira revolução no sector uma vez que são feitas em betão armado cujo aspeto exterior imita a madeira, o que as torna esteticamente muito elegantes e bonitas.
Estas piscinas, devido aos componentes dos seus materiais, são muito resistentes ao gelo e como não apodrecem, não necessitam de qualquer tipo de manutenção na estrutura. É por isso que são uma das opções que com certeza vão chamar a sua atenção. Também tendo em consideração que o custo da mesma é inferior que o de uma piscina de cimento sob medida e do zero.
Para que seja a sua opção preferida, estas piscinas vêm totalmente equipadas com tudo o que necessita para a sua manutenção, como sistema de filtração ou escadas, bem como outros componentes que a tornam perfeita e uma ótima opção a considerar.
Instalação das piscinas de cimento
As piscinas de cimento precisam de escavação prévia, de uma base de betão bem assente e da construção da própria piscina, que é feita de malha de ferro e cimento injetado ou de blocos de cimento preenchidos com braguinhas e betão.
Posteriormente, deve ser feito o revestimento, que pode ser feito de diversos materiais como liner, azulejo pastilha, fibra de vidro…
Por fim, são colocados os acessórios escolhidos, como a escada e o filtro. Embora possa ter os acessórios que quer, dependerá do orçamento que tiver e do que mais lhe interessar. Também pode ter uma área de relaxamento perfeita se colocar um chuveiro solar ou uma área para descansar com espreguiçadeiras.
No caso das piscinas de cimento Naturalis, estas devem ser instaladas em casa semienterrada a uma profundidade de 40 ou 50 cm. Para realizar essas etapas, é necessário fazer uma escavação no tamanho indicado no manual, que irá variar dependendo do modelo escolhido, além disso, deve-se fazer também uma base de betão onde serão aparafusados os pilares incluídos no kit.
Uma vez realizadas essas etapas, o próximo passo é montar a estrutura composta por pilares, painéis de aço, perfis e travessas conforme especificado no manual de montagem.
Depois o resto dos componentes e acessórios para que em aproximadamente dois dias tenha a piscina pronta para uso.
Acessórios incluídos nas piscinas de cimento Naturalis
Além de todos os componentes que compõem a estrutura que já indicamos anteriormente, este tipo de piscinas de cimento possui acessórios indispensáveis para o bom funcionamento incluídos no kit.
Inclui um filtro de cartucho ecológico de 12 m3/h, bem como uma bomba de 3/4 CV e um forro de 75/100 de espessura.
As escadas que integram este tipo de piscina são em aço inox tanto para a interior como para a exterior. Também inclui vários kits de canalização, acessórios e tubos, além das porcas e parafusos necessários.
Como pode ver, são piscinas totalmente equipadas para que assim que terminar a instalação possa começar a usá-las.
As piscinas de cimento Naturalis possuem vários modelos de formato decagonal ou retangular que podem ser facilmente adaptados a vários espaços, desde modelos de apenas 324x 467 cm até os modelos maiores de 472×787 cm, sempre muito bem equipados para que não precise de mais nada.
Como deve ser a manutenção das piscinas de cimento
A manutenção de piscinas de cimento é focada na água porque o que é a estrutura não precisa fazer nada. É uma estrutura que não apodrece, perfeitamente resiste às mudanças de temperatura e também ao ataque de insetos bem como à humidade.
Portanto, para os cuidados com a água vão precisar dos mesmos cuidados que para qualquer outro tipo de piscina e que agora resumimos brevemente.
Primeiro precisa tratar a água com produtos químicos. Como estas piscinas têm o copo fabricado com forro, o tipo de produto químico escolhido deve ser especialmente desenvolvido para piscinas de liner.
O mais aconselhável é que adquira produtos químicos que tenham várias ações num só produto que geralmente vem em formato de comprimido. Esses comprimidos são colocados em um dispensador que flutua na água. Deve-se prestar muita atenção às instruções que constam no rótulo do produto químico, pois dependendo do volume da piscina, será necessário colocar a quantidade que esteja especificada.
Além de tratar a água com um produto químico, esta também deve ser limpa e para isso é utilizado o filtro que acompanha a piscina. Este deve ser ligado regularmente para que limpe todos os restos de sujidade.
E não apenas isto, mas a cada poucos dias também terá que aspirar o fundo. Para esta parte pode utilizar alguns dos existentes no mercado que, dependendo do tamanho da piscina e do tipo de filtro que possui, pode utilizar aspiradores manuais ou automáticos, mas também pode utilizar os totalmente independentes como robots ou aspiradores a bateria.