PISCINAS DE AÇO ENTERRADAS

Se pretende instalar uma piscina enterrada no seu jardim, é o momento ideal para considerar qual é a que mais se adequa ao seu orçamento e preferências. A variedade de modelos e materiais é grande, por isso é necessário conhecê-los para que a escolha seja a mais acertada. Independentemente do modelo que escolher, deve-se ter em conta que uma obra deve ser realizada para que sejam necessários materiais e maquinaria além da piscina e dos seus equipamentos.

De todas as opções disponíveis que encontrará no mercado, uma das mais procuradas nas últimas décadas são as piscinas com estrutura em aço.

Piscinas de aço enterradas são uma ótima escolha por uma série de razões. Em primeiro lugar pela qualidade, já que se trata de piscinas feitas com uma estrutura de aço, ou seja, uma chapa laminada a frio com diferentes tratamentos e com uma espessura superior à das piscinas de superfície, o que os torna verdadeiramente polivalentes. Por outro lado, há também o preço porque são mais baratas que uma piscina de construção, por exemplo, mas com uma qualidade muito elevada.

Mas isso não é tudo porque as piscinas enterradas em aço geralmente são totalmente equipadas com tudo que precisa depois de instaladas, como o filtro ou a escada, entre outros componentes. Atualmente a marca líder no mercado europeu nestes modelos é o fabricante de piscinas Gre, razão pela qual estas piscinas são fabricadas em Espanha.

PISCINA GRE ENTERRADA MADAGASCAR KPE4259
PISCINA GRE ENTERRADA MADAGASCAR KPEOV5059
PISCINA GRE ENTERRADA MADAGASCAR KPEOV9159

Equipamento de piscina de aço enterradas

Uma das partes mais importantes de uma piscina para a sua manutenção é o sistema de filtração responsável pela limpeza da água. Normalmente, e como esses modelos serão enterrados, o conjunto de filtração consiste num filtro de areia de grande capacidade, bem como as mangueiras necessárias e um skimmer. Além disso, é necessário saber que tanto o filtro como os outros componentes devem estar sempre em perfeitas condições para que funcione conforme as necessidades da piscina.

No caso das piscinas enterradas da Gre, os seus modelos contam com filtro de 10 m3/hora, assim como a areia necessária para isso. As ligações à piscina são feitas com mangueiras semirrígidas porque são enterradas, desta forma têm mais durabilidade e resistência. Esta mangueira é conectada à piscina através de um skimmer, conforme mencionamos, que também está incluso no equipamento.

Para poder entrar e sair da piscina é necessário ter uma escada que normalmente é de aço inoxidável. Poderá encontrar diversos modelos de escadas de piscinas enterradas com degraus mais largos ou corrimão com um design mais acessível e seguro. Este tipo de escada não é apoiado no fundo da piscina, mas sim na parede para que o forro não sofra danos. Para garantir uma fixação perfeita, aparafuse o corrimão da escada na parede que se eleva ao redor da piscina.

Outro dos componentes fundamentais de uma piscina de aço é o forro, que é o copo da piscina. Este forro é feito de PVC de alta resistência e espessura com um tratamento que atrasa o seu envelhecimento. Toda esta combinação de fatores permite que os forros deste tipo de piscina durem muitos anos impecáveis. Além disso, outro ponto a seu favor é que a sua colocação é relativamente simples porque está fixada sobre um perfil de PVC que é colocado na parede da piscina, facilitando a sua substituição quando necessário.

Por último, mas não menos importante, também está incluído no equipamento das piscinas de aço enterradas Gre um tapete de chão de poliéster, que é colocado antes da montagem da piscina e, portanto, protege o fundo desta.

Como pode ver, todos os equipamentos que indicamos que integram as piscinas enterradas de aço Gre são indispensáveis ​​e de elevada qualidade.

Mas para além de tudo o que precede, também pode optar por colocar focos na piscina, que são acessórios que podem ser adquiridos em separado mas que devem ser instalados quando a piscina for montada uma vez que está enterrada e com uma parede à sua volta. Tome nota disto caso esteja interessado em instalar alguma iluminação na piscina também.

Como enterrar uma piscina de aço

Além do equipamento, também é importante que saiba quais são os passos para enterrar uma piscina de aço Gre com estas características, pois requer um trabalho como comentamos anteriormente. Recomenda-se que este processo seja realizado por profissionais para que o resultado seja excelente.

Vamos resumir o que é o processo de uma forma simples:

  • A primeira coisa a fazer é escavar porque é preciso retirar o terreno onde será montada. Nas especificações do manual de cada modelo constam todas as medidas e espaços de que irá necessitar porque a escavação será sempre um pouco maior que o tamanho da piscina que escolheu para que possa ser trabalhada sem dificuldade. Não se preocupe que depois todo aquele espaço excedente, uma vez finalizada a instalação, seja tapado novamente com terra.
  • O próximo passo é fazer uma base de betão para que o espaço onde será colocada seja muito mais resistente. À semelhança do anterior, no manual de montagem da piscina estão indicadas as características do betão, bem como as dimensões que deve ter.
  • Posteriormente, e no caso de a piscina ser oval, devem ser elevadas as paredes laterais, ou seja, a parte direita da parede que serve de suporte para a mesma. No caso de a piscina ser redonda, esta etapa não é realizada agora, mas sim no final da sua instalação.
  • Feito o acima exposto, é hora de instalar a piscina, bem como todos os equipamentos incluídos e no final a parede deve ser feita no resto da piscina, no caso das ovais, ou a parede completa deve ser construída, no caso das rodadas.

Manutenção de uma piscina de aço enterrada

Agora que a piscina está totalmente instalada, é hora de saber como deve ser a sua manutenção. Piscinas de aço no solo basicamente precisam colocar o filtro para limpar a água e, a cada poucos dias, executar um aspirador de piscina ou um robot de limpeza para recolher as partículas que permanecem no fundo da piscina.

Os produtos químicos mantêm a água em perfeitas condições. Existem muitos tipos de produtos químicos para o tratamento da água da piscina: líquidos, pastilhas, granulados… No caso das pastilhas, normalmente são colocados num doseador flutuante. Uma vez por semana, deve ser feita uma medição para saber se o cloro e o pH estão regulados, pois ao contrário, devem ser utilizados os produtos necessários para isso.

Também é aconselhável colocar uma cobertura quando a piscina não estiver em uso, pois assim iremos economizar em produtos químicos e limpeza. Caso haja folhas ou insetos na superfície, deve-se usar um apanha-folhas.